(Foto: Virgínia Cançado/Divulgação)

Iniciativa promove melhoria de raciocínio e concentração, segundo professora.

Uma escola pública de Bom Despacho aderiu ao projeto “Mentes Brilhantes”, que estimula o aprendizado por meio do xadrez. Desde que começou, há cerca de um mês, professores já perceberam benefícios e a açãom que envolvia apenas uma turma do ensino fundamental, será ampliada para todas as turmas.

De acordo com a professora Virgínia Cançado, a primeira fase do projeto ocorreu quando docentes participaram de um curso de capacitação. Em seguida, foram oferecidas oficinas com cinco horas de duração para os alunos de oito a 18 anos, regularmente matriculados e indicados pela equipe pedagógica.

“A partir de então demos continuidade ao projeto, separando 50 minutos da aula para que os alunos possam se envolver com o xadrez. Tem sido uma experiência muito rica no sentido de proporcionar aos alunos a melhoria da concentração e o respeito ao adversário”, destacou.

Para ampliar a ação, Virgínia irá realizar oficinas com os alunos que já sabem jogar xadrez para que possam ensinar outras turmas da escola. A diretora da escola, Maria José, e a vice-diretora, Suzana Cristina, também participaram do treinamento e agora auxiliam os alunos na multiplicação do projeto. A ideia é que os 240 alunos da escola participem.

“Vamos auxiliar os alunos do terceiro ano e fazer com eles sejam multiplicadores dessa iniciativa. Percebemos que houve um interesse muito grande por parte dos alunos. O jogo tem garantido um nível de concentração mais elevado na sala de aula e no convívio com os colegas, além de estimular o raciocínio, pois é um jogo de estratégias”, explicou.

A aluna Emanuele Vidal Santos, do 3º ano, tem apenas oito anos e, desde que começou a jogar o xadre, já consegue avaliar benefícios que são percebidos na própria sala de aula. “Eu estou achando muito bom. Não conhecia o xadrez e agora ele está me ajudando a concentrar na matemática”, contou.

Mentes Brilhantes

Desenvolvida por meio da Lei Minas Esportiva, a ação é uma iniciativa de uma empresa multinacional, que visa fortalecer e disseminar a prática do xadrez nas escolas municipais de Minas Gerais e contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizado.

Além de Bom Despacho, integram o projeto os municípios de Martinho Campos, Dores do Indaiá e Quartel Geral.

(Portal G1, 16/07/2017)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support