A mossoroense Ekarinny Medeiros, egressa da Escola Estadual Professor Hermógenes Nogueira da Costa, em Mossoró, conquistou o 4º lugar na categoria de ciências médicas da maior feira pré-universitária de ciências e engenharia do mundo, a Intel ISEF (International Science and Engineering Fair).

A Feira aconteceu entre os dias 12 e 17 de maio na cidade de Phoenix, Estado do Arizona, Estados Unidos. O projeto de Ekarinny – um cateter bioativado desenvolvido a partir do líquido da castanha do caju e do óleo de mamona que tem por finalidade combater infecções da corrente sanguínea – concorreu com trabalhos de outras nações e recebeu também o certificado de 1º lugar pela originalidade, análise e clareza em ciência e tecnologia da Sociedade do Escritório de patentes e marcas registradas.

O projeto teve orientação da professora Luisa Kiara Dantas, que esteve presente na Intel ISEF. Graduada em Ciências Biológicas, Kiara pertence ao quadro de docentes da E. E. Prof. Hermógenes desde o ano de 2006 e ministra a disciplina de Biologia para alunos do Ensino Médio. Kiara diz estar orgulhosa pela conquista e reforça que a Escola Pública deve ser valorizada.

O direito a participação da professora e da estudante na Intel ISEF 2019 foi conquistado após premiação, em fins de março, do projeto desenvolvido por Ekarinny na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Na ocasião, o projeto ganhou o primeiro lugar nacional entre todos os trabalhos apresentados na categoria de Ciências da Saúde na Febrace.

(Sinte/RN, 20/05/2019)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support