O fruto de uma pesquisa realizada pela professora Magali de Fátima Evangelista Machado culminou no lançamento do livro A escola e seus processos de humanização. Na obra, a professora de matemática do Centro de Ensino Fundamental 102 Norte mostrou o quanto a escola pode ser eficaz no cumprimento de seu desejo de formar o indivíduo em todas as dimensões humanas.

Na pesquisa realizada em várias escolas públicas do Distrito Federal, a professora mostra que o investimento em educação dá frutos positivos. “O propósito deste livro é mostrar que se o professor tiver um bom lugar para se trabalhar, com certeza vai desenvolver um bom trabalho. Neste trajeto passam desde um bom clima escolar a confiança, diálogo, organização do espaço escolar, respeito, acolhimento, disciplina, prática de projetos, relações interpessoais, envolvimento e colaboração escola/família”, ressalta Magali de Fátima, professora da rede pública de ensino há 29 anos.

O resultado da pesquisa mostrou, segundo a própria educadora, duas escolas “eficazes”: uma em Planaltina e outra em Samambaia. “São escolas do Centro de Ensino Fundamental, anos finais, e com experiências de uma direção autônoma, bom clima escolar, prática de projetos e outros pontos que cooperam para o sucesso da escola. Este livro mostra que é possível, por intermédio de gestões compartilhadas e inovadoras, alcançar melhoria dos padrões de ensino e aprendizagem e obter resultados significativos na formação de pessoas éticas e solidárias”, finaliza.

(Sinpro-DF, 26/03/2015)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support