Com o projeto intitulado “Vem sambar e aprender”, a professora da rede municipal de ensino Lorena Bárbara Costa é finalista do prêmio Professores do Brasil.

O projeto, colocado em prática no ano passado na Escola Municipal Gersino Coelho, situada no bairro do Doron, em Salvador, já havia vencido a etapa estadual, na categoria Ensino Fundamental.

Lorena tratou do samba como elemento para debater a cultura negra. “É uma forma de construir a ideia de identidade, utilizando um ritmo centenário”, explicou a docente.

Atividades com instrumentos percussivos, dança e palestras integram a programação do projeto.

Em um desses encontros, Lorena presenciou o desabafo de estudantes. “Eles pareciam ter a autoestima baixa, porque não aceitavam o cabelo”, contou. O depoimento contribuiu para Lorena compreender a necessidade do debate.

Iniciativa

Promovido pelo Ministério da Educação, o resultado do concurso sairá no mês de dezembro. Os vencedores recebem a quantia de R$ 5 mil e um troféu. A rede municipal já ganhou o prêmio do concurso Professores do Brasil por duas vezes.

(Portal A Tarde, 08/11/2017)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support