Alunas do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), desenvolveram um projeto da disciplina de Alfabetização no campus Dra. Josefina Demes, em Floriano. O objetivo do projeto, segundo informações, é reduzir os índices de analfabetismo em escolas.

Uma das beneficiadas com a ação pedagógica é a aluna Maria José, de 62 anos. Ela mora na zona rural de Nazaré do Piauí e vai à Uespi todos os dias, alimentando um grande sonho: se formar para ser professora.

Depois de fazer o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), Dona Maria José tentou o Enem quatro vezes, até que conseguiu ingressar na universidade.

Ela e as demais alunas do curso passaram a confeccionar com material reciclado brinquedos didáticos que estimulam a aprendizagem.08

A idealizadora do projeto, a professora amarantina Edilene Vilarinho, foi quem estimulou a pesquisa e a produção de todo o material educativo usado no projeto.

“Esse é um trabalho que tem tanta coisa natural e reciclável e que pode ser utilizado em sala de aula. Vemos que alguns professores não têm ideias criativas como as meninas estão mostrando aqui”, afirmou Edilene.

A proposta, segundo reportagem da TV Clube -em Floriano, é adotar o lúdico no processo de aprendizagem e incentivar os futuros educadores a elaborar propostas pedagógicas mais criativas e envolventes para os estudantes em sala de aula.

“A proposta é bem rica e simples, que é instigar na cabeça de professores, tanto das alunas que estão aqui quanto dos professores que estão na ativa, que isso facilita a vida em sala de aula, pois o lúdico desperta a criatividade em qualquer pessoa”, finalizou.

(Site Somos Notícia, 02/07/2019)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support