Niterói será a primeira cidade do Brasil a ter uma escola pública bilíngue. O anúncio foi feito na manhã de segunda-feira (16/9) pelo prefeito e o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia.

A escola escolhida para receber o projeto é o Ciep Brizolão 449 Governador Leonel de Moura Brizola, em Charitas, na zona sul da cidade, que passará a ter também o ensino em língua francesa a partir de 2014.

Para o prefeito da cidade, essa iniciativa é um grande orgulho para a cidade. “Esse projeto é motivo de grande orgulho. Niterói tem um relacionamento com a França por diversas iniciativas, circunstâncias históricas. De fato, é uma cidade que pode, a partir do êxito deste projeto, replicar esse tipo de parceria para outros municípios do Brasil. É um projeto inovador, que vai garantir a democratização do acesso das classes populares ao estudo de outra língua importante como o francês. É uma grande conquista para a nossa cidade”, disse o chefe do Executivo.

Wilson Risolia destacou o relacionamento estreito que possui com a Prefeitura de Niterói. “Quanto mais próximos estivermos e mais projetos combinados, melhor para os nossos jovens. É um orgulho imenso dizer que, no dia 10 de fevereiro, vamos começar as aulas na primeira escola pública bilíngue do Brasil”, disse o secretário.

Participaram também da reunião a reitora da Academia de Créteil, Florence Robine, e a adida de cooperação linguística do Consulado da França no Rio de Janeiro, Anne Ricordel. As duas instituições são parceiras no projeto.

Escola no Engenho do Mato

O prefeito anunciou também um acordo com a Secretaria Estadual de Educação para a cessão para o município da antiga área onde funcionava a escola estadual Fagundes Varela, no Engenho do Mato, na Região Oceânica.

Segundo o prefeito, no local, a Prefeitura vai construir a escola municipal Fagundes Varela, com recursos do próprio município.
“É uma grande conquista e está sintonizada com as expectativas da população, que há dois anos vinha fazendo esse tipo de reivindicação. Como temos uma Prefeitura que escuta e dialoga com a sociedade, acolhemos essa reivindicação e encaminhamos ao Estado”, explicou.

O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, afirmou que a previsão que a nova escola Fagundes Varela passe a funcionar em 2015. Ela vai atender, segundo Waldeck, o primeiro segmento do ensino fundamental.

(Prefeitura de Niterói, 14/06/2017)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support