Duas estudantes baianas, Brizza Mota e Bruna Palmeira, ambas de 18 anos, foram credenciadas para Esi Mundi 2019, Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O evento, que é uma feira conhecida internacionalmente, teve início no último domingo (22) e prossegue até o próximo sábado (28). As jovens são do município de Poções e foram credenciadas para representar a Bahia no exterior após ganhar o primeiro lugar na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (FENECIT), pelo projeto “As Nascentes do Rio das Mulheres – Cuidar para não morrer”.

Brizza e Bruna são egressas da rede pública de ensino e desenvolveram o projeto na escola em que estudaram, o Colégio Estadual Eurides Santana. O projeto tinha o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação das nascentes do rio na cidade de Poções.

Além disso, mecanismos para a revitalização das nascentes como palestras e a participação de audiências públicas sobre a água constam no ideário proposto pelas duas jovens cientistas.

“Já recebemos diversas premiações, como na 6ª FECIBA (Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia), onde tiramos o primeiro lugar e, como prêmio, recebemos uma credencial para a FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) e uma bolsa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico). No evento, não estamos representando apenas a Bahia, mas também o ensino público e, especificamente, as Ciências Humanas, que é uma área pouco valorizada pela comunidade científica”, declarou Brizza Mota – ela contou que esta é a primeira vez que viajou para fora do país.

Para Bruna, a ocasião é um sonho. Esta é uma das maiores feiras do mundo e nós viemos de uma escola de ensino regular no interior a Bahia. Então, é gratificante estar aqui representando a escola pública e o nosso estado”, afirmou.

(Bahia Notícias, 26/09/2019)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support