Desde 1995, uma escola pública do Distrito Federal debate o tema da preservação das nascentes. Através do projeto “Plantando Água”, o Centro Educacional Agrourbano Ipê, no Riacho Fundo II, desenvolve ações para reduzir o consumo e incentivar o tratamento e o reúso da água.

A escola também trabalha na implantação de agroflorestas nas unidades de agricultura familiar, além de ter criado uma rede de proteção das águas da microbacia do Ipê, que sofre pressão com o crescimento do DF e entorno (grilagem de terras, ocupações irregulares e descaso pela riqueza natural existente), incentivando a comunidade a cuidar dos mananciais.

A iniciativa do centro educacional foi uma das seis escolhidas, em dezembro, pelo Prêmio Professores do Brasil entre as 168 inscritas na categoria especial “Conservação e uso consciente da água”. Os projetos vencedores foram apresentados no 8º Fórum Mundial da Água, que aconteceu em Brasília, de 18 a 23 de março de 2018.

O Centro Educacional Agrourbano Ipê fica em uma comunidade agrourbana denominada CAUB I, criada a partir da proposta de reforma agrária implementada pelo Governo do Distrito Federal em 1986, próxima à Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) da Granja do Ipê, Unidade de Conservação onde estão as nascentes dos córregos Capão Preto e Ipê/Coqueiros, integrantes da bacia hidrográfica do rio Paranoá.

No projeto, tudo é feito por meio de tecnologias sustentáveis no quintal da escola, envolvendo o incentivo à pesquisa e à conscientização ambiental. Em parceria com o Instituto Brasília Ambiental, o centro educacional produziu a cartilha “Manual do Biodetetive – ARIE da Granja do Ipê” para ampliar o conhecimento da comunidade sobre a área, seus mananciais e a necessidade de conservação dos corpos hídricos.

Entre os resultados do projeto estão a captação de água da chuva, a aquaponia, a recuperação do solo com o sistema agroflorestal e a construção de miniestação de tratamento do esgoto das fossas para reutilização de toda a água da escola.

A iniciativa da escola também foi uma das finalistas do Prêmio ANA 2017, concedido pela Agência Nacional de Águas, e ficou em segundo lugar na seleção brasileira para o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo.

Prêmio Professores do Brasil

O Prêmio Professores do Brasil é concedido pelo Ministério da Educação e está em sua décima edição, sempre identificando e divulgando iniciativas de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

(Portal Fórum Mundial da Água)

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