Professor Jayse trabalha em Pernambuco, professora Débora em São Paulo, os dois em escolas públicas. As primeiras aulas da professora Débora começam fora da escola, recolhendo lixo. A professora ensina tecnologia em uma escola da Zona Sul de São Paulo. Com os alunos, já retirou uma tonelada de resíduos das ruas do bairro.

O trabalho continua dentro da sala de aula, no laboratório da professora Débora, que funciona como uma espécie de usina de reciclagem. Afinal, a sucata vira matéria-prima valiosa. Tem helicóptero com motor de impressora, ar-condicionado com gelo, bateria e ventoinha. Nas aulas de robótica, é preciso saber matemática, ciências, inglês. “A robótica trabalha todas as matérias em uma só”, explica Karen Marcella Braga.

A integração do saber ligou também a professora Débora, de São Paulo, ao professor Jayse, de Itambé, na zona da mata de Pernambuco. Eles fazem parte de uma rede de professores brasileiros que usam a internet para trocar experiências.

Débora e Jayse conversam há três anos em busca de um ensino mais atraente, criativo e conectado à realidade. “O mundo lá fora vai querer um aluno crítico. Eu quero um aluno que questione, que procure saber o porquê daquilo”, diz Jayse Ferreira, que é professor de educação artística.

Jayse começou a inovar ao perceber que a maioria dos alunos faltava muito na escola e não se envolvia nas aulas de educação artística. Em contato com games e filmes que fazem sucesso entre os adolescentes, os alunos começaram a adaptar roteiros, gravar e montar histórias com direito a efeitos especiais e até indicação de faixa etária.

“Ele está mais participativo, frequenta mais, tira boas notas, ele tem oportunidade de mostrar o que sabe fazer e isso faz toda a diferença. A gente só aprende se estiver empolgado”, afirma Jayse.

Jayse e Débora são finalistas em um prêmio que vai escolher o melhor professor do mundo. O vencedor vai ganhar um US$ 1 milhão.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

(Jornal Nacional, 08/01/2019)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support