A ação denominada ‘S.O.S. Educação’ visa dar voz aos alunos para que eles mostrem os principais problemas das escolas.

Alunos do Fórum de Educação Estudantil de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, promoveram nesta quinta-feira (20), a ação denominada “S.O.S. Educação!”, para abordar os principais problemas das escolas da rede pública de Santarém.

A ação foi articulada por meio da promotoria de justiça de Educação e programa Ministério Público e a Comunidade. O objetivo é dar voz aos alunos para que eles mostrem como está a situação e, a partir das discussões, incentivar que sejam feitas a aplicação correta dos recursos e políticas públicas.

A iniciativa é também uma forma de chamar a atenção dos candidatos que forem eleitos para que possam propor mais políticas públicas relacionadas a educação. Os alunos vão representar 17 escolas.

De acordo com a promotora de justiça Lilian Braga, por meio da ação, os alunos podem participar ativamente desse processo e falar sobre o que gostariam que fosse implementado. “Qual escola queremos e qual temos? Isso os alunos devem mostrar”, ressalta.

Também foram apresentados aspectos positivos no ambiente escolar. Os materiais que expostos foram produzidos pelos alunos durante todo o mês de setembro. Uma oficina de cartazes foi promovida no MPPA em Santarém para a confecção dos materiais.

A ação tem base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD- Lei 9.394/96). Os cartazes mostraram artigos da LDB e abordaram aspectos que não são cumpridos, como problemas de infraestrutura, entre outros, que afetam a qualidade do ensino.

O Fórum Estudantil é formado por representantes das escolas municipais e estaduais, Movimento Pacto pela Educação no Pará e entidades/organizações estudantis de Santarém, Belterra e Mojui dos Campos. Ele tem como objetivo ser um canal de diálogo entre os estudantes e o Ministério Público e fomentar o protagonismo juvenil nas temáticas relacionadas à educação e áreas afins.

(Portal G1, 19/09/2018)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support