Foto: Dorinha Lopes

A merenda que será servida na Escola Municipal Graciani Fontanezzi, em Porto Real (RJ), promete ser mais saudável em 2018. Recentemente, alunos e professores da escola inauguraram a Horta Escolar, projeto desenvolvido por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Sustentável, do Ministério da Educação (MEC).

A horta é composta de couve, salsinha, cebolinha, alface, abobrinha e diversas mudas de hortaliças. A diretora da escola, Maria Aparecida de Oliveira Bizarro, explicou que a implantação do cultivo de uma horta na unidade de ensino tem como objetivo incutir nos alunos a busca da alimentação saudável produzindo eles mesmos os produtos que farão parte da merenda escolar no próximo ano. “Esse é o primeiro passo para nos tornarmos Escola Sustentável e mostrar a importância dessa atitude para os alunos”, destaca a diretora.

Maria Aparecida afirmou ainda que a Horta Escolar servirá de experimento e objeto de estudo para os alunos que terão a oportunidade de participar de todo o processo de plantio das hortaliças. Entre as vantagens de possuir uma horta na escola, está a produção e consumo de alimentos naturais, além de atividades ligadas à culinária na escola, troca de conhecimentos, inserção de assuntos como a economia doméstica e influência nas escolhas alimentares das crianças.

O prefeito Ailton Marques visitou a escola para conhecer o projeto da horta. Na ocasião, acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Reinaldo José Raimundo e dos vereadores, Fernandinha (PDT) e Valcir (PP); o chefe do Executivo também conheceu o espaço onde funciona as mesas de jogos interativos da unidade e alguns dos trabalhos pedagógicos realizados em sala de aula confeccionados pelos alunos, durante o ano letivo.

Após abordar o tema das eleições para a escolha dos diretores das unidades escolares do município, Ailton Marques reafirmou a condição de amigo da escola e que considera importante determinadas formas de aprendizado, efetivas. “Abraçamos a causa do projeto inicial das mesas para os jogos interativos, e aqui estão em pleno funcionamento. Disponíveis para a prática do ensino do raciocínio lógico”, ressaltou.

PDDE Sustentável

A Horta Sustentável foi desenvolvida com recursos suplementares do Governo Federal através do PDDE Sustentável que prevê financiamento para que escolas públicas e municipais executem obras relacionadas a acessibilidade, melhoria pedagógica e qualidade.

(Portal A Voz da Cidade, 12/12/2017)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support