Uma carta direcionada a todas as Marias, numa referência às mulheres, e às conquistas de espaços dentro do contexto social. Essa foi a temática escolhida por Samilly Sanaelly Pereira Pontes, aluna da Escola de Ensino Fundamental e Médio ((EEFM) Getúlio Vargas , localizada em Farias Brito, região do Cariri, para participar da 48ª Edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas. A estudante ficou em 3º lugar na etapa estadual do Concurso e será agraciada com a premiação de R$ 720,00, enquanto sua escola receberá R$ 1.200,00, para investimentos em projetos e ações que venham a contribuir para o sucesso da aprendizagem.

Promovida pela União Postal Universal (UPU) e realizada no Brasil pelos Correios, a iniciativa teve como tema “Escreva uma carta sobre seu Herói”.

Para Samilly, que acabou de entrar no Ensino Médio, e sempre teve vontade de escrever, a oportunidade significa progresso em sua vida. “É uma vitória para mim e a minha colocação é o mesmo que um 1º lugar. Escolhi o tema a partir de situações difíceis que acompanhamos todos os dias sobre as mulheres, como por exemplo, o feminicídio. Elas lutam por suas famílias e muitas vezes deixam de ser reconhecidas,” explica a aluna.

Sobre a classificação de Samilly, o diretor da Escola Getúlio Vargas, Emanuel Mateus, diz que é de suma importância para o crescimento da escola e da própria aluna. A Escola trabalha para o sucesso dos alunos e acredita no fortalecimento do protagonismo juvenil como caminho a ser seguido para que os objetivos sejam alcançados. “Mostra que não existe obstáculos quando queremos algo e que é possível demonstrar os talentos quando participamos ativamente do processo de ensino”.

No Brasil, o Concurso é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. Há ainda a quarta etapa, fase internacional, sob a responsabilidade da UPU. Podem participar escolas das redes pública e privada, que selecionam, entre as produções textuais de seus alunos, até duas melhores cartas para representá-las. A melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, quando é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na última etapa.

(Portal Governo do Ceará, 21/05/2019)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support