Palco de apresentação de grandes nomes da música brasileira e internacional, o auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães lotou na quarta-feira (16/11) para receber o 1º Festival de Música das Escolas Públicas do Distrito Federal.

No palco, estudantes de toda a capital apresentaram melodias e composições de autoria própria. Na plateia, colegas de escola ficaram por conta da torcida para seus representantes. Ao final, 14 grupos de artistas – representando cada uma das Regionais de Ensino do DF – levaram troféu de participação para casa. Destes, cinco classificados receberam um vale-compras a serem gastos com instrumentos musicais: Banda Flor (CEM Taguatinga Norte), Banda Five O’Clock (CED 310 Santa Maria), Grupo Meninos da Vila (CEM Setor Leste, de Brasília), Estudo Radical (do CEF 04 do Gama) e o artista Lucas Ágape, do CED 03 de Brazlândia. Todos receberam R$ 2 mil em compras, mas o músico de Brazlândia ganhou um bônus: R$ 1 mil a mais.

A escolha dos premiados ficou a cargo de cinco jurados do cenário musical brasilense: Rênio Quintas, Tony Marcelo, Kaka Silva, Thais Cordeiro e Marcelo Café. O evento contou ainda com a apresentação da artista Nicole Luz, ex-participante do programa The Voice Kids, da Rede Globo.

Sobre o evento

O Festival de Música das Escolas Públicas do DF é uma releitura, em maior proporção, do Festival Interescolar de Música de Taguatinga promovido no ano passado. Com a adesão de todas as 14 Coordenações Regionais de Ensino, a Secretaria de Educação do Distrito Federal resolveu promover uma grande final, que passa a integrar o calendário oficial de eventos da pasta.

O secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, explicou que o evento tem como objetivo despertar nos estudantes o interesse pelo estudo da música no currículo escolar. “Essa é uma oportunidade de desenvolver com os alunos a capacidade de produção artística e de resgatar a essência dos festivais de música de Brasília, que revelou tantos talentos”, disse ele, que foi professor de grandes nomes da música brasileira, como Renato Russo, Cássia Eller e Zélia Duncan.

Artistas participantes:

Taguatinga
Finalista: Banda Flor
Música: Te Amo Demais
Escola: CEM Taguatinga Norte (CEMTN)

Gama
Finalista: Estudo Radical
Música: Diga Não ao Preconceito
Escola: CEF 04

Brazlândia
Finalista: Lucas Ágape
Música: Homenagem à Brazlândia
Escola: CED 03

Santa Maria
Finalista: Banda Five O’Clock
Música: Relatividade
Escola: CED 310

Sobradinho
Finalista: Banda Sirius
Música: Menina Lua
Escola: Centro Educacional 03

Paranoá/Itapoã
Finalista: Esequiel Sousa
Música: Na Sua Vóz
Escola: CEF 05 Paranoá

Planaltina
Finalista: Banda Por Amor
Música: Não Vou Parar
Escola: Centro Educacional 01

Núcleo Bandeirante
Finalista: Maria Luiza Faria Xavier
Música: Um Amigo
Escola: CEF 01

Samambaia
Finalista: Allany Almeida
Música: Seu Sorriso
Escola: CEM 414

Guará
Finalista: Banda Sala Quatro
Música: Seu Lindo Olhar
Escola: CED 01

Ceilândia
Finalista: Banda Sétima Maior
Música: Meu Alvo
Escola: CED 14

Plano Piloto
Finalista: Grupo Meninos da Vila
Música: Minha Adolescência
Escola: CEM Setor Leste

Recanto das Emas
Finalista: Dream Music
Música: Era Amor
Escola: CED Myriam Ervilha

São Sebastião
Finalista: Simplesmente Nós
Música: Na Fé e Nova Gestão
Escola: CEF do Bosque

(SEEDF, 16/11/2016)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support