Palco de apresentação de grandes nomes da música brasileira e internacional, o auditório master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães lotou na quarta-feira (16/11) para receber o 1º Festival de Música das Escolas Públicas do Distrito Federal.

No palco, estudantes de toda a capital apresentaram melodias e composições de autoria própria. Na plateia, colegas de escola ficaram por conta da torcida para seus representantes. Ao final, 14 grupos de artistas – representando cada uma das Regionais de Ensino do DF – levaram troféu de participação para casa. Destes, cinco classificados receberam um vale-compras a serem gastos com instrumentos musicais: Banda Flor (CEM Taguatinga Norte), Banda Five O’Clock (CED 310 Santa Maria), Grupo Meninos da Vila (CEM Setor Leste, de Brasília), Estudo Radical (do CEF 04 do Gama) e o artista Lucas Ágape, do CED 03 de Brazlândia. Todos receberam R$ 2 mil em compras, mas o músico de Brazlândia ganhou um bônus: R$ 1 mil a mais.

A escolha dos premiados ficou a cargo de cinco jurados do cenário musical brasilense: Rênio Quintas, Tony Marcelo, Kaka Silva, Thais Cordeiro e Marcelo Café. O evento contou ainda com a apresentação da artista Nicole Luz, ex-participante do programa The Voice Kids, da Rede Globo.

Sobre o evento

O Festival de Música das Escolas Públicas do DF é uma releitura, em maior proporção, do Festival Interescolar de Música de Taguatinga promovido no ano passado. Com a adesão de todas as 14 Coordenações Regionais de Ensino, a Secretaria de Educação do Distrito Federal resolveu promover uma grande final, que passa a integrar o calendário oficial de eventos da pasta.

O secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, explicou que o evento tem como objetivo despertar nos estudantes o interesse pelo estudo da música no currículo escolar. “Essa é uma oportunidade de desenvolver com os alunos a capacidade de produção artística e de resgatar a essência dos festivais de música de Brasília, que revelou tantos talentos”, disse ele, que foi professor de grandes nomes da música brasileira, como Renato Russo, Cássia Eller e Zélia Duncan.

Artistas participantes:

Taguatinga
Finalista: Banda Flor
Música: Te Amo Demais
Escola: CEM Taguatinga Norte (CEMTN)

Gama
Finalista: Estudo Radical
Música: Diga Não ao Preconceito
Escola: CEF 04

Brazlândia
Finalista: Lucas Ágape
Música: Homenagem à Brazlândia
Escola: CED 03

Santa Maria
Finalista: Banda Five O’Clock
Música: Relatividade
Escola: CED 310

Sobradinho
Finalista: Banda Sirius
Música: Menina Lua
Escola: Centro Educacional 03

Paranoá/Itapoã
Finalista: Esequiel Sousa
Música: Na Sua Vóz
Escola: CEF 05 Paranoá

Planaltina
Finalista: Banda Por Amor
Música: Não Vou Parar
Escola: Centro Educacional 01

Núcleo Bandeirante
Finalista: Maria Luiza Faria Xavier
Música: Um Amigo
Escola: CEF 01

Samambaia
Finalista: Allany Almeida
Música: Seu Sorriso
Escola: CEM 414

Guará
Finalista: Banda Sala Quatro
Música: Seu Lindo Olhar
Escola: CED 01

Ceilândia
Finalista: Banda Sétima Maior
Música: Meu Alvo
Escola: CED 14

Plano Piloto
Finalista: Grupo Meninos da Vila
Música: Minha Adolescência
Escola: CEM Setor Leste

Recanto das Emas
Finalista: Dream Music
Música: Era Amor
Escola: CED Myriam Ervilha

São Sebastião
Finalista: Simplesmente Nós
Música: Na Fé e Nova Gestão
Escola: CEF do Bosque

(SEEDF, 16/11/2016)